Ayn Rand (1)

There is nothing to take a man’s freedom away from him, save other men. To be free, a man must be free of his brothers.
Ayn Rand

Ayn Rand foi uma polímata. Romancista, roteirista, crítica literária, ainda teve os pés no chão (ou não) para desenvolver escritos relevantes em filosofia, política, epistemologia e metafísica. Todo o seu vasto trabalho, entretanto, é marcado por uma intransigente defesa da liberdade e de outras dignidades inalienáveis do indivíduo (talvez por ter sofrido na pele o pior do bolchevismo, vez que se mudou da Rússia para os EUA em 1925, aos 20 anos de idade).

Esta frase de Ayn Rand condensa uma elegante refutação a um dos argumentos preferidos dos coletivistas/igualitaristas para colocar liberdades individuais em segundo plano face a políticas desapropriadoras de riqueza promotoras de “justiça social”.

Os argumentos coletivistas “É livre quem não tem o que comer?” ou “É livre quem não tem educação?” são problemas em si, distintos à sua maneira, e não nos parece que eles digam respeito à liberdade.

O ser humano, ser material que é, não está imune às mazelas da vida: fome, privações, doenças, morte natural… Em grande medida, estes males que tocam o homem não podem ser julgados como justos ou injustos (um vírus pode ser algo terrível – assisti recentemente o filme “contágio”, recomendo- mas não é, do ponto de vista moral, “mau”). Um tetraplégico é certamente mais limitado nas suas capacidades físicas do que alguém saudável, mas não por isso menos livre (outro filme ilustra isso muito bem: “o escafandro e a borboleta”).

A citação de Ayn Rand não nega que existam outros males que aflijam o homem. Mas ela firma a convicção de que os perigos à liberdade do homem, os verdadeiros perigos à liberdade, moralmente injustos e evitáveis pela capacidade racional humana, são causados não por estados da natureza, mas por outras pessoas. Este é um aspecto central do ideal liberal: não aceitar que a solução de problemas de carência material de uns passe pela violação às liberdades de outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s