As duas ordens de Hayek

O texto de estudos do segundo capítulo do volume 1 de Law, Legislation and Liberty de Hayek, chamado “Cosmos and Taxis” está prestes a sair, mas o trabalho ainda não está terminado, de modo que vou colocar o problema central do capítulo neste post introdutório, numa antecipação talvez salutar para uma reflexão inicial.

Neste capítulo Hayek aborda um conceito que ele alega ser fundamental para compreensão do problema geral tratado no livro: o conceito de ordem. Ele realiza logo de cara uma distinção entre dois tipos de ordem:

i. Ordens evoluídas [auto-desenvolvidas], ou espontâneas, que são aquelas nas quais a interação de seus vários elementos não é determinada por nenhuma mente criadora (Hayek usa o termo grego kosmos para designá-las);

ii. Ordens criadas, ou organizações, que são aquelas concebidas e implementadas por uma mente criadora e cuja existência possui um propósito final (para esta, Hayek usa o termo grego taxis);

Grande parte da distinção entre ambas as formas de ordem, segundo Hayek, reside na complexidade que cada uma pode atingir. As ordens criadas dependem do domínio possível de uma mente criadora, de modo que seu grau de complexidade é da mesma proporção da capacidade de coesão que esta mente possui, ao passo que as ordens espontâneas são criadas pela interação de seus vários elementos, sem a necessidade de coordenação por uma inteligência criadora, resultando na possibilidade de aquisição de camadas sucessivas de complexidade.

Como é possível antever, a sociedade humana se insere claramente no conceito de ordem espontânea, dado que sua complexidade seria inabarcável para qualquer mente individual ter criado ou concebido, de modo que pela reflexão sobre a conduta de seus elementos – os indivíduos – só é possível ao estudioso ter uma noção geral do caráter da sociedade, e nunca  a predição das ações concretas de seus componentes.

Noutro post sublinharei os aspectos mais jurídicos indicados por Hayek na distinção entre cosmos e taxis.

Anúncios

Uma resposta para “As duas ordens de Hayek”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s