Hayek e as duas formas de Racionalismo (2): a diferença entre Construção e Evolução

Continuando a série de posts sobre Hayek, apresentamos mais algumas distinções entre os conceitos de racionalismo construtivista e racionalismo evolucionário.

Para Hayek, a visão do racionalismo construtivista tem raízes em uma propensão profundamente incutida no pensamento primitivo, que é a de interpretar antropomorficamente toda regularidade encontrada nos fenômenos. São características dessa corrente a crença em que:

(i) As instituições servirão a propósitos humanos apenas se tiverem sido deliberadamente projetadas para estes fins;

(ii) O fato de uma instituição existir é uma prova de que ela foi criada para um propósito; e

(iii) É necessário que a sociedade e suas instituições devam ser reinventadas para que nossas ações sejam guiadas por propósitos conhecidos.

Já segundo o racionalismo evolucionário o ordenamento da sociedade não se deveu apenas a instituições que foram inventadas ou deliberadamente projetadas para esse propósito. Em boa medida isso ocorreu devido a um processo primeiro descrito como “crescimento” e depois “evolução”, um processo no qual as práticas foram primeiro adotadas por outras razões, ou puramente por acidente, mas que no fim acabaram sendo preservadas porque possibilitaram ao grupo nas quais elas surgiram prevalecer sobre outros grupos.

O racionalismo construtivista é baseado em concepções demonstravelmente falsas, mas que, no entanto, são tão agradáveis à vaidade humana que fizeram esta corrente ganhar considerável influência, até mesmo por quem a tem como uma inócua ficção. Já racionalismo evolucionário, embora poucos discordem das suas premissas, às vezes leva a conclusões tão indesejadas que poucos têm a determinação para segui-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s