Hayek e as duas formas de Racionalismo (3): as origens do Racionalismo Construtivista em Descartes e nos contratualistas

Segundo Hayek, o pensador em quem o racionalismo construtivista encontrou sua mais completa expressão foi René Descartes. Embora a preocupação imediata de Descartes fosse a de desenvolver critérios para estabelecer a verdade de proposições (ele a princípio se conteve de extrapolar conclusões para os campos moral e social), seus seguidores não tardaram a valer-se destes critérios para julgar a propriedade das ações humanas.

Já que para Descartes a razão era definida como a dedução lógica de premissas explícitas, a ação racional passou a ser considerada apenas como aquela que era inteiramente determinada por uma verdade conhecida e demonstrável. Extrapolando isso para o campo social, todas as realizações humanas seriam um produto da razão cartesianamente concebida. Nesta concepção, instituições e práticas que não foram projetadas de uma maneira específica podem ser benéficas apenas por acidente. Assim, firmou-se a característica atitude de desconsideração, por parte do construtivismo cartesiano, para com a tradição, o costume e a história em geral. Segundo a abordagem construtivista, a razão do homem basta para que ele construa uma nova sociedade.

Essa abordagem racional-construtivista produz uma propensão a descrever todas as instituições culturais (moral, religião, direito, linguagem e escrita, dinheiro, mercado, etc.) como oriundas de invenção ou projeto. Esta narrativa intencionalista ou pragmática da historia foi bastante característica das concepções contratualistas de formação da sociedade, primeiro em Hobbes e depois em Rousseau. Mesmo que as teorias destes não fossem entendidas como a descrição histórica de como as coisas realmente aconteceram, sempre pretenderam consistir em parâmetros para decidir se uma instituição existente era racional ou não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s