Cosmos e taxis (4): poder de controle das ordens espontâneas

Hayek diz que uma vez que a ordem espontânea resulta da adaptação de elementos individuais a circunstâncias que afetam somente parte deles, e que em sua totalidade não precisam ser conhecidas por ninguém, pois é possível que a ordem se estenda para circunstâncias que nenhuma mente pode compreender por completo. Conseqüentemente, esse conceito tem mais importância na medida em que se passa dos complexos mais mecânicos para aqueles “altamente organizados”, ou fenômenos essencialmente complexos como aqueles que encontramos nas áreas da vida, mente e sociedade.

Muito embora seja possível conhecer a maioria das regras seguidas pelos mais variados elementos que fazem parte da ordem, é impossível conhecer todos os elementos individuais e as circunstâncias particulares nas quais cada um deles é colocado dentro da ordem. Isso faz com que, segundo Hayek, nosso conhecimento sobre as ordens espontâneas seja restrito ao caráter geral que elas assumirão e, no caso das ordens sociais, nos leva a conclusão de que mesmo podendo determinar algumas regras de conduta dos elementos, jamais seríamos capazes de influenciar os detalhes da ordem, mas somente seu caráter geral.

Isto significa que a ordem resultante destas forças, pela sua complexidade, e pelo fato de nenhuma mente ser capaz de dominar todas as variáveis, impede que possamos modificá-la nos detalhes, da mesma forma que faríamos em uma ordem criada por arranjos deliberados. Nas ordens espontâneas até poderíamos influenciar os aspectos abstratos, pela determinação de alguns fatores de influência, mas teríamos de deixar os aspectos particulares para circunstâncias por nós ignoradas. Assim, por meio das forças espontâneas podemos ampliar muito o alcance da ordem resultante, justamente porque sua manifestação particular dependerá de mais circunstâncias que poderíamos conhecer e, no caso das ordens sociais, porque tal ordem utiliza o conhecimento separado de todos seus membros, sem que tal conhecimento seja concentrado em uma mente singular, ou esteja sujeito aos processos de coordenação deliberada e adaptação realizados pela mente.

Por conseqüência, o grau de controle sobre a ordem mais extensa e complexa será muito menor do que o exercido sobre uma ordem criada, ou taxis. Haverá muitos aspectos da ordem sobre os quais nós não teremos nenhum controle, ou pelo menos não sem que tenhamos que interferir sobre as próprias forças criadoras da ordem espontânea e, portanto, impedindo-as. Qualquer preocupação que com a posição dos elementos individuais, ou de sua relação com outros elementos ou grupos de elementos, não poderia ser satisfeita sem que a ordem geral fosse perturbada. Nunca teríamos o mesmo poder sobre uma ordem espontânea, na qual só influímos em aspectos abstratos, do que aquele que temos sobre uma ordem criada.

A ordem pode ser uma questão de grau dependendo de dois aspectos. Primeiro, a ordem pode referir-se a um número muito pequeno de relações entre os elementos ou então a um número grande de relações. Segundo, essas relações podem ter uma grande regularidade, no sentido de que ocorrerão sempre, ou quase sempre, ou então na maioria dos casos, de modo que possa se ter uma certa probabilidade. No primeiro caso poderemos dizer pouco sobre a estrutura resultante, mas com grande grau de precisão. Já no segundo caso poderemos dizer muito sobre a ordem resultante, mas apenas com um razoável grau de certeza. Mesmo nos casos de ordens com uma grande quantidade de relações entre seus elementos e entre as quais haja apenas uma probabilidade de ocorrência das interações regulares, o conhecimento da ordem será útil e o apoio nas forças espontâneas será preferível ou mesmo indispensável, embora essa ordem na qual esse sistema tencione seja apenas mais ou menos imperfeitamente alcançada. A ordem do mercado, em particular, assegurará em geral apenas uma probabilidade  na qual as relações esperadas prevalecerão, mas esta é, contudo, a única maneira na qual uma gama tão grande de atividades que dependem de conhecimento disperso podem ser integradas eficientemente numa ordem única.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s